top of page

PRESCILLIANO DA SILVA CORREIA

“Negociante, importador e político, sempre em desacordo com os chefes e avesso à disciplina partidária.” (baseado em POMBO, José F. R. Para a História: notas sobre a invasão federalista no Estado do Paraná. Curitiba-PR: Fundação Cultural da Prefeitura Municipal, 1980. p.66)

“Exerceu o cargo de Prefeito da Comarca Municipal de Paranaguá.” (baseado em HORRORES do Paraná. Correio da Tarde, Rio de Janeiro, ano III, n. 478, p. 1, 30 maio 1895. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. Acesso em: 27 nov. 2018.)

“Sua vocação política levou a Assembleia Provincial e a exercer várias funções: Juiz de Paz, Presidente da Câmara Municipal, presidente do Clube Literário e Prefeito de Paranaguá [...] estava sempre atento às doutrinas políticas, não escondia sua predileção pelas ideias de Silveira Martins.[...] Nomeado presidente da comissão de empréstimos de guerra. Expediu manifesto, passeatas e mobilizou a comunidade para o batalhão federalista. Chegou até mesmo a publicar um boletim, onde dizia acreditar que a revolução seria vitoriosa porque as potências estrangeiras já não reconheciam o governo de Floriano Peixoto.  (VARGAS, Túlio. A última viagem do Barão do Serro Azul. 2.ed. Curitiba: O formigueiro, 1973. p. 54 e 112)

bottom of page